segunda-feira, 30 de maio de 2011

FUVEST


O que é FUVEST? Essa pergunta pode ser absurda para alguns, pode causar tremores e arrepios em outros, ou contentamentos e alegrias.
Então vamos lá:
A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST)  é uma instituição autônoma responsável pela realização dos exames vestibulares de várias escolas de nível superior do estado de São Paulo. A instituição que mais se destaca é a USP (Universidade de São Paulo). O exame da FUVEST é considerado o mais concorrido do Brasil, com mais 160.000 candidatos.
Ela realiza sua classificação em duas etapas. Os candidatos devem disputar uma primeira fase e os classificados, disputam uma segunda fase.
Na segunda fase incluem-se apenas as matérias requeridas nos respectivos cursos. No entanto, provas de Português e Redação são obrigatórias para todos os candidatos, e têm duração de 4 horas. As demais, 3 horas. Apenas uma disciplina é requerida a cada dia, em forma de 10 questões discursivas. Nenhuma carreira requer prova de língua estrangeira.
Também ocorrem provas de habilidades específicas (Design, Arquitetura e Audiovisual), que são feitas logo após as provas de Segunda Fase. No caso de artes plásticas e música, as respectivas provas de aptidão ocorrem antes da primeira fase.
No caso da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (para Oficial da Polícia Militar) , existe chamada dos melhores classificados da Segunda Fase para fazerem a prova de Aptidão (Terceira Fase, eliminatória) e permite para a Quarta Fase que consiste em Investigação Social.
Para muitos a FUVEST é quase uma religião, alguns cursos, como medicina, candidatos chegam fazer até 9 anos de curso pré-vestibular para conseguir a tão sonhada vaga na FMUSP ( Faculdade de Medicina da USP ). Uma verdadeira maratona.

6 comentários:

  1. isso é bom a fuvest é muito importente pra saber se estamos preparados pra enfrentar nosso futuro

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a Fuvest é de dar ''MEDO'' mais eu sou Aluno Leopoldo Santana, eu quero sempre o melhor para mim.

    ResponderExcluir
  3. Eu também Acho, eu morro de medo da Fuvest, mais eu vou prestar USP, eu tenho de estar bem preparado.

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu sou Mãe de um Aluno da equipe, e gostaria muito de Parabenizar o Blog, e a Iniciativa da Escola em fazer a gincana Leopoldo Santana, meu filho não é somente mais um aluno, muito pelo contrario, depois que ele foi estudar no Leopoldo ele se tornou um grande homem, a pouco tempo eu e o meu filho perdemos, o nosso Alicerce, meu marido, e meu filho tem se mostrado muito forte, e essa gincana esta sendo muito boa para ele. Muito Obrigada agradeço a Direção da escola, e claro os amigos ou melhor a Equipe de meu filho.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu me emocionei com a mesagem em que a senhora nos deixou, fiquei curiosa para saber, ou até mesmo conhece -la, mais eu aceito a sua descrição, posso dizer para a senhora que não existe, nada melhor do que o tempo, para curar grandes perdas, também quem sou eu não é mesmo para lhe dar conselhos. Mais eu tenho certeza que a senhora é uma grande mulher, e com certeza tem um grande filho. Sim, nós somos uma Equipe e também somos uma FAMILIA VERDE .

    Nós agradecemos a sua visita ao nosso Blog, e agradecemos o comentário. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. estou na 6ª série e nem sabia o q era FUVEST. valeu :)

    ResponderExcluir